Aluno Enzo Ferreira é aprovado em curso da Columbia University

Após um ano de muito esforço e dedicação extra aos estudos, o aluno Enzo de Andrade Ferreira, do 3º ano do Ensino Médio, foi aprovado no summer program da Columbia University, nos Estados Unidos, para o curso de Economia das crises financeiras, com duração de três semanas no segundo semestre.

O processo seletivo teve início em novembro e foi dividido em três etapas: essays (redações), cartas de recomendação e histórico escolar. “Foi incrível como as pessoas se mobilizaram para a minha aprovação, como a Marina Mendes, que ficou dia e noite comigo corrigindo as redações ao longo de quase três meses; Alcielle dos Santos, ex-coordenadora do Ensino Médio para quem solicitei a carta de recomendação, Ariel Daccache, professor de inglês, e minha namorada Vitória Santos.”

Como todo o processo é realizado na língua inglesa, Enzo se dedicou ainda mais aos estudos para ampliar suas chances de aprovação. “O inglês do Liceu me provocou a sempre querer aprender mais. Então, me forneceu as ferramentas básicas – como estudar e o que estudar – e me fez correr atrás dos meus objetivos.”

Antes de ser aprovado na Columbia, Enzo se candidatou ao Stanford Pre-Collegiate Studies, mas como a seleção já estava na quarta etapa, ele ficou na lista de espera e não foi chamado. “Mas acreditei no meu sonho e no meu potencial. Eu não podia abaixar a cabeça. Estudei ainda mais inglês e me rodeei de pessoas que possuíam os mesmos ideais que eu, priorizando também a educação. É recompensador ver como fui agraciado com essa oportunidade ímpar (estudar na Columbia University).”

Campanhas

Para arcar com as despesas da viagem, o liceísta está realizando campanhas para a arrecadação de fundos. Além de rifas e sorteios nas redes sociais, Enzo também criou uma vaquinha online para receber contribuições. Interessados em ajudá-lo a custear a viagem podem [ acessar aqui ]

No dia 30 de abril, véspera de feriado, será realizada a Noite da Pizza no salão da Igreja de São João Batista, na morro da Nova Cintra. Toda a renda será revertida para o pagamento do curso, passagens e hospedagem.

Empenho

Enzo sempre se mobilizou socialmente ao participar de projetos que visem ao bem-estar comum. No ano passado, ele integrou, como jovem vereador, a 3ª legislatura da Câmara Jovem de Santos, juntamente com outros 41 estudantes de escolas públicas e privadas da cidade. Teve a oportunidade de participar de sessões ordinárias na Câmara Municipal e debater assuntos que envolvem a juventude e o campo político.
Também fez parte da diretoria do Grêmio Estudantil “Novas direções”, do Liceu Santista, como diretor social da entidade.