Alunos da Educação Infantil participam de vivência na horta

Mexer com a terra, plantar mudinhas, regá-las, acompanhar o seu crescimento passaram a fazer parte da rotina dos alunos do Grupo 2 ao Grupo 5 da Educação Infantil. Semanalmente, as crianças têm um encontro com a bióloga Ana Paula Teodoro, que realiza com elas atividades lúdicas envolvendo a terra e toda a vida ligada a ela.

“Esse é um momento em que elas vivenciam o ciclo da vida, aprendem a cuidar das plantas, a observar cores e formatos das folhas, sentir novos aromas e compartilhá-los com os amigos”, diz a bióloga.

As hortas da Educação Infantil já estão perfumadas pela hortelã, pelo orégano, alecrim, coentro, salsinha, cebolinha, arruda, citronela, romã, erva-doce. Mas também há mudas de cavalinha, morango, limão, batata-doce e capim limão. A observação das plantas é diária e sempre rende novas descobertas.

Em um dos encontros, os alunos aprenderam sobre a importância das minhocas para o meio ambiente. Ao se locomoverem, esses animais de corpo longo formado por anéis cavam túneis que facilitam a aeração das raízes das plantas, permitindo a penetração da água das chuvas e/ou das regas com maior facilidade. Além disso, o despejo de suas fezes no solo, junto com a ação de bactérias e restos orgânicos de vegetais e animais, forma o húmus, uma matéria orgânica que fortalece o crescimento das plantas ao agir como adubo natural.

Com o auxílio de uma minhoca de tecido, a bióloga Ana Paula ilustrou os cinco corações que a espécie possui e convidou algumas crianças a se locomoverem como ela. Em seguida, bora procurar minhocas na horta. Os mais corajosos pediram para segurá-las nas mãos; os demais optaram por apenas observá-las.