Alunos do 7º ano EF recebem a visita de jovens surdos da CSS

Uma equipe da Congregação Santista de Surdos (CSS), incluindo dois alunos que participam de atividades na instituição, veio ao Liceu Santista para conversar – verbalmente e com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A visita fechou o estudo sobre inclusão que os liceístas realizaram sobre o tema na disciplina de Ensino Religioso.

Como os surdos se comunicam entre si e com os ouvintes, como eles são alfabetizados, como são tratados socialmente foram algumas das perguntas que os estudantes fizeram ao Alexsandro Nascimento e ao Wesley Rodrigues, com tradução realizada pelas intérpretes do grupo, Alessa Gomes e Rosemary Leite. Também estiveram presentes a psicóloga da instituição Maria Inês Paixão e a professora de LIBRAS Lucília Lopes.

Os liceístas, que em aula já tinham pesquisado alguns sinais, ensaiaram uma conversa com os rapazes, que se mostraram receptivos e pacientes com a turma. Muitos alunos até aprenderam o sinal que os identifica, que é pessoal e sempre escolhido por um surdo.

Um vídeo com vários estudantes surdos, gravado na Congregação, trouxe mensagens de alegria pelo fato de os alunos do Liceu Santista estarem estudando e buscando interação com eles. Como agradecimento pela visita, os estudantes liceístas também apresentaram gravações onde “cantam” músicas em LIBRAS.

Filantropia

Entidade filantrópica, a Congregação Santista de Surdos foi fundada por um grupo de surdos com a finalidade de proporcionar um convívio social para a comunidade surda. Ela oferece diversos cursos de LIBRAS para iniciantes e avançado voltados aos surdos e também aos ouvintes, além de oficinas de culinária, corte e costura e informática.

O EJAS (Educação de Jovens e Adultos Surdos) é voltado para jovens e adultos surdos, que estejam ou não incluídos em salas regulares de ensino.