Alunos do Fund2 e Médio participam da Olimpíada de Astronomia

Na sexta-feira, 18 de maio, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio fez a prova da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O exame, realizado no Liceu Santista, foi aplicado pelo professor de Física, Sérgio Henrique Douwens dos Santos. O resultado será divulgado no dia 18 de setembro.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada em uma única fase. Os liceístas participam do nível 3 (9º ano EF) e nível 4 (Ensino Médio).Todos os alunos que obtiverem nota superior a um valor mínimo estipulado pela organização recebem um certificado de participação, bem como o professor representante da escola. Também serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação do estudante.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Conteúdo

A prova é compatível com o conteúdo abordado para cada faixa etária e possui sete questões de Astronomia e 3 de Astronáutica.

Para o Nível 3: Astronomia: movimentos da Terra, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão, sistema solar, corpos celestes, origem do universo, fenômenos químicos e físicos. Astronáutica: exploração de Marte, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, corpo humano no espaço, ônibus espaciais e foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.

Para o Nível 4: Astronomia: Lei da gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, efeito Doppler, manchas solares, buracos negros, pulsares, anãs brancas. Astronáutica: Corrida espacial e a Guerra Fria, comunicação no espaço, velocidade dos veículos espaciais, combustíveis utilizados em foguetes e satélites, motivo pelo qual os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre entre outros.