Alunos do período ampliado encenam movimentos do xadrez

Caracterizada de Rainha Negra, a professora de xadrez Cris Furtado comandou os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que frequentam o Período Ampliado na movimentação daquela peça no tabuleiro. A atividade, realizada no pátio da escola com as crianças “vestindo” a personagem, segue apresentando cada um dos seis componentes do jogo: peão, torre, cavalo, bispo, rainha e rei.

A Rainha, também conhecida como Dama, é considerada a peça mais poderosa do tabuleiro. Com o auxílio do seu Rei, é capaz de vencer uma partida contra um Rei solitário. No exercício, os liceístas puderam mover-se vertical, horizontal ou diagonalmente para qualquer número de casas em linha reta.

“O xadrez é um jogo de estratégia, por isso é preciso ter um raciocínio rápido para a resolução de problemas em tempo real. Ao fazerem o movimento das peças com o próprio corpo, as crianças associam os movimentos e já traçam suas estratégias”, explica a professora Cris.