Alunos do projeto “Nossas Emoções” participam de atividade sobre a cor de pele

Que cores representam a cor de pele? Todo mundo tem o mesmo tom? Para trabalhar a valorização das diferenças com alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental (Integral) que participam do projeto Nossas Emoções, a psicóloga Flávia Gonzalez preparou uma atividade especial que envolveu a leitura dos livros “A cor de Coraline”, de Alexandre Rampazo, e “Lápis cor de pele”, de Daniela de Britto, além da pintura de autorretratos.

Na primeira história, a aventura de Coraline começa quando ela ouve de um amiguinho a pergunta que achou difícil responder: “Me empresta o lápis cor de pele?”. A partir desse momento, ela observa as 12 cores que tem em seu estojo e começa a abstrair: se fôssemos marcianos, a cor da pele seria verde; se fôssemos peixinho dourados, o lápis escolhido seria o amarelo; se vivêssemos em um mundo fofinho, “com todo mundo suspirando o tempo todo e fazendo coração com a mão”, a cor da pele seria lilás.

Na história “Lápis cor de pele”, a menina Ana, em seu primeiro dia de aula, ficou surpresa quando viu que os colegas tinham um lápis cor de pele. Então, pensou: “Será que gente só tem uma cor?”. Nesse momento, ela começa também a prestar atenção nas pessoas à sua volta.

O intuito das leituras foi oferecer uma oportunidade para que os alunos também percebessem a diversidade e a unidade que há no mundo, que cada cor de pele é bonita, cada cor tem uma razão, cada cor significa uma pessoa, um jeito de ser. Não é apenas a cor de pele que é diferente. No mundo, há línguas diferentes, culturas diferentes, tamanhos diferentes, jeitos diferentes, olhos diferentes, cabelos diferentes, cores de pele diferentes.

Pintura

O mercado oferece atualmente novos produtos de pintura com mais opções de cores. Entre eles, a caixa de giz de cera Pintkor, composta por 12 cores Tons de Pele. Foi com esse material que cada aluno criou seu desenho com pessoas e escolheu pintá-las com as cores que escolhesse.