Fotos: Liceu SantistaCâmara Jovem 01
Liceu Santista se prepara para escolher seu representante na Câmara Jovem…
Liceu Santista poderá eleger
um aluno representante na
Câmara Jovem de Santos

O Liceu Santista é uma das 42 escolas inscritas no Programa Câmara Jovem de Santos, que vai eleger 21 adolescentes entre 13 e 17 anos para a primeira legislatura do projeto. Os alunos, escolhidos por votação em seus respectivos colégios, vão vivenciar a rotina de um vereador por três meses, podendo, por exemplo, fazer indicações ao prefeito e sugerir projetos de lei.

Podem concorrer ao cargo na Câmara Jovem alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio. Como o número de instituições participantes é maior que o de cadeiras no Legislativo, todas terão a oportunidade de participar do processo eleitoral, mas serão eleitos os 21 jovens vereadores mais votados das escolas que tiverem a maior porcentagem de alunos votantes.

A eleição no Liceu Santista deve acontecer até o dia 29 de agosto e seguirá o procedimento já utilizado para a escolha da nova diretoria do Grêmio Estudantil no semestre passado, quando alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio envolveram-se no pleito e na apuração dos votos.

Participação político-cidadã

Por meio do participação dos alunos no processo eleitoral e do exercício da vereança, o intuito do programa Câmara Jovem de Santos é fomentar a participação político-cidadã dos adolescentes da cidade, estimulando o protagonismo juvenil e formando uma geração atenta e crítica às questões sociais.

Parcerias

Integram as instituições envolvidas no projeto, a Direoria de Ensino da Região de Santos, Fórum da Cidadania, Justiça Eleitoral, OAB, Movimento Voto Consciente, Sesc, Secretarias e Conselhos municipais.

Câmara Jovem 02
… por meio de votação entre
os alunos como aconteceu
com o Grêmio Estudantil