Fotos: Liceu SantistaSemana Literária
Na edição anterior, muitas atividades literárias entretiveram os alunos
"Eu vi em um livro" é tema
da 3ª Semana Literária
do Liceu Santista

A terceira edição da Semana Literária do Liceu Santista traz o tema "Eu vi em um livro" numa referência à dimensão visual da literatura e seu infinito diálogo com a imagem. Esse será o fio condutor para as atividades que serão oferecidas, em parceria com as editoras Melhoramentos e Literata, aos alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio entre os dias 15 e 19 de setembro.

A programação foi pensada para que a Literatura tocasse a todos durante a semana. Por isso há atividades voltadas para as diferentes faixas etárias: contação de histórias, poesias sussurradas, recital de poesia, encontro com escritores, ciclo de cinema Selton Mello, oficina de RPG, de jogos de narrativas de terror, conversa sobre quadrinhos.

Que tal ser convidado para ouvir trechos de poesias em inglês embaixo de coloridos guardas-chuvas enquanto passeia pelo pátio da escola? Como funciona a interação entre alunos de diferentes turmas por meio da Literatura nas Leituras Cruzadas?

Os pais de alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de dois momentos especiais com seus filhos: contação de histórias "Livros, leituras & leitores", com Samuca , e "A caixa preta e outras histórias de Tiago de Melo Andrade", com Edna Castro, respectivamente.

Outros destaques

Narrativas fantásticas e lançamento do livro de Simone Marques; Menina bonita do laço de fita: uma história cantada, com Jaqueline Fernandes; oficina mix de imagens (mangá, desenho e caricatura), com Brunno Ret; bate-papo com o diretor do curta Entre latinhas, Richard Dantas Soares; Fábulas em movimento: histórias com fantoches, com Beatriz dos Santos; encontro com o escritor Tiago de Melo Andrade, Representações míticas, com Priscylla Krone; lançamento do livro Circo Panapaná, de Paulo Mauá.

Diálogo

Aponta o lápis / Deita no papel / E voa / Vem agora / Não perca tempo / Que na volta das folhas / O livro te carrega

"A leitura do texto de André Neves (acima) sumariza o convite que o livro faz ao seu leitor – que não se resume ao que está escrito, mas a uma viagem em que a imaginação é condição do relacionamento. O diálogo entre leitor e livro na contemporaneidade indica um caminho para a percepção de um mundo que se traduz em imagens", reflete Viviane Ferreira de Almeida, mediadora de leitura do Liceu Santista e curadora da Semana Literária.

Semana Literária 02
Poesias sussuradas:
alegria ao pé do ouvido

Semana Literária 03
Roda de leitura:
impressões compartilhadas

Semana Literária 04
Alunos do 9º ano EF com
os pequenos da Educação Infantil

Semana Literária 05
Contação de histórias com o ator
Samuca animou pais e filhos