Fotos: Liceu SantistaNossa Senhora do Monte Serrat 01
4º ano EF homenageia
Nossa Senhora do Monte
Serrat na Catedral de Santos

Na quarta-feira, 3 de setembro, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental reuniram-se na Catedral de Santos para prestar homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat. Acompanhados pelo coordenador de Pastoral, Sérgio Pereira Noguera Júnior, e pelo Coral Canta Mais, sob a regência do professor Felipe Borges, os liceístas ofertaram orações, flores, músicas e agradeceram à padroeira da cidade de Santos por todas as alegrias vivenciadas junto às famílias e amigos.

Origem

Por volta de 1598, o governador geral do Brasil, D. Francisco de Souza, mandou construir uma capela no morro de São Jerônimo em homenagem à Maria, de quem era grande devoto. Depois entregou a capela ao cuidados dos monges de São Bento.

Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, a população da vila de Santos refugiou-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Nossa Senhora fizera seu primeiro grande milagre. Desde então, Ela foi considerada a protetora da cidade. Em 8 de setembro de 1954, a Câmara Municipal oficializou-a como Padroeira de Santos.

Navegantes

Nossa Senhora do Monte Serrat também é protetora dos navegantes e a Ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, ajoelharam-se em dos conveses, rezaram e evocaram a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se a embarcação conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte, a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.

Nossa Senhora do Monte Serrat 02
Nossa Senhora do Monte Serrat