Fotos: Liceu SantistaOlimpíada de Astronomia
A coordenadora Acielle com os medalhistas de ouro, Victor e Isadora (à dir), de prata,
Marco Antônio e Leonardo (à esq), e de bronze, Breno, Camila, Maria Eugênia e Murilo (atrás)

Alunos do 9º ano EF conquistam
oito medalhas na Olimpíada de Astronomia

Oito alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram premiados na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No total, foram duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Foi o melhor resultado em cinco anos de participação na OBA. Ao longo do primeiro semestre, os liceístas participaram de aulas especiais de Astronomia com o professor Carlos Alberto Sassaki, o que tornou a aprendizagem ainda mais significativa.

Os liceístas Victor Greghi Hernandez e Isadora Dezotti Ruegger conquistaram medalhas de ouro ao atingirem 9,5 e 8,95 pontos, respectivamente. Leonardo Freire Sardelich e Marco Antonio Soares C. Vargas de Oliveira ganharam medalha de prata. O bronze ficou com Breno Neves de Oliveira, Camila de Vasconcelos Feros, Maria Eugênia Melo dos Santos e Murilo Pereira Mesquita Bueno.

"Desde o início do projeto, os alunos do 9º ano EF se encantaram com os temas de estudo da Astronomia. Eles consultaram o site do campeonato quase que diariamente desde maio, data em que foi realizada a prova", relata a coordenadora do 9º ano E Ensino Médio, Alcielle dos Santos.

Conteúdos específicos

Durante as aulas de Astronomia, cuja participação era voluntária, o professor Sassaki trabalhou conteúdos específicos para a participação na olimpíada. Os estudantes estudaram temas relacionados às disciplinas de física, geografia e história, com destaque para estrutura interna da Terra, atmosfera, rotação, pólos, fusos horários, fases da lua, eclipses, estações do ano, sistema solar, pontos cardeais, solstício, equinócio, coordenadas geográficas, corpos celestes, conquista do espaço e origem do universo.

"Sem dúvida, todos os alunos que participaram da OBA 2014 estão de parabéns. Para 2015 estamos com a intenção de participar também da MOBFOG, que a Mostra Brasileira de Foguetes", adianta o professor Sassaki.

Parcerias

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com Furnas Centrais Elétricas S/A. Segundo seus organizadores, a OBA tem o intuito de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica, bem como promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.