Fotos: Liceu SantistaEncontro de Jovens 01
Alunos participam de atividade de cooperação com o professor de Educação Física, André Santana
Encontro de jovens celebra
a vida e suas descobertas

Momentos de reflexão e de boas lembranças foram vivenciados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram do Encontro de Jovens do Liceu Santista. Na terça-feira, 30 de setembro, eles estiveram reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, participando de atividades de fortalecimento de vínculos familiares e de amizade. A coordenadora do Ensino Médio, Alcielle dos Santos,fez a abertura do encontro, desejando aos estudantes um dia especial a ser lembrado por muito tempo.

O intuito do encontro, organizado anualmente pela psicóloga Flávia Gonzalez e pelo coordenador de Pastoral Sérgio Pereira Nogueira Júnior, foi oferecer aos liceístas a oportunidade de relembrarem sua infância, seus brinquedos, seus amigos e suas alegrias até chegarem à fase atual - a adolescência -, com suas conquistas, desafios e descobertas.

Na programação do encontro, dinâmicas que trabalharam a questão da consciência e da responsabilidade por cada escolha feita ao longo da vida, bem como o sentimento de amar e ser amado.

Cooperação

Alguns professores foram convidados para compartilhar esse momento com os estudantes. O professor de Educação Física, André Santana Martins, realizou atividades cooperativas que buscavam, de forma descontraída, o fortalecimento da amizade, da confiança mútua e do trabalho em equipe. Também as professoras Kátia Rua Nogueira da Silva, Isabela Dias de Castro, Sônia Aparecida de Brito e Mariana Barreto Simões permaneceram com os estudantes durante um período, dividindo com eles momentos de alegria e descontração.

Dois psicólogos foram convidados a conversar com os liceístas: Dorian Rojas sobre sexualidade e Sérgio Marques Jabur sobre desafios da adolescência. A professora Ana Margareth Junot fechou o encontro com um momento que aflorou as emoções dos liceístas, fazendo-os perceber a grandeza da vida e a importância da família, presente em todos os momentos.

Um grupo formado por três alunos do 3º ano do Ensino Médio, que foram encontristas há dois anos, trabalhou como voluntário durante o Encontro de Jovens 2014, auxiliando os organizadores ao longo da jornada.

Encontro de Jovens 02
O psicólogo Sérgio Marques Jabur
em conversa sobre os
desafios da adolescência