Fotos: Liceu SantistaPintura Infantil 01
Papel, tinta, copinhos de plástico e um mundo de descobertas
Alunos do Infantil
participam de atividade
experimental sensorial

Os alunos da Educação Infantil estão se preparando para a 7ª Mostra de Artes, que acontece em novembro no Liceu Santista e reúne os trabalhos artísticos produzidos ao longo do ano. As classes do Infantil têm se preparado para a exposição participando de vários momentos de experimentação sensorial. Como a pintura, que oferece o contato com novas texturas, cores e misturas em diferentes suportes e ferramentas.

Em uma dessas atividades, as crianças iniciaram os procedimentos de pintura utilizando como suporte uma folha de papel A3 com interferência de círculo e copinhos de plástico como ferrramenta. O objetivo era que elas explorassem o espaço disponível na folha, percebessem o formato ao "carimbarem" o copinho na tinta e depois no papel.

Para a exposição, os trabalhos do Infantil, em especial, têm inspiração nas obras do pintor norte-americano Jackson Pollock, referência no movimento do expressionismo abstrato. O artista desenvolveu uma técnica de pintura chamada dripping (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas tela. Os pingos escorriam formando traços que pareciam entrelaçar-se na superfície do quadro.

Segundo uma das coordenadoras da Educação Infantil, Maria Angélica Yuriko Arata, o fazer artístico é estimulado desde muito cedo e, consequentemente, acaba-se trabalhando com os alunos questões de investigação. "Tudo que ofertamos acaba sendo um prazeroso momento de descobertas, investigação, experimentos... Sendo assim, nós apresentamos os procedimentos, possibilidades e identificamos as marcas dos pintores."

Pintura Infantil 02
Após orientá-las sobre
a atividade de pintura...

Pintura Infantil 03