Fotos: Liceu SantistaFeijão Branco 01
Alunos do Infantil 3
observam sementes de feijão
branco no microscópio

Um estudo que teve início com a construção coletiva de evidências do que são seres vivos e com o conhecimento de algumas características que identificam as plantas como tal, os alunos do Infantil 3 foram ao laboratório de Biologia para observar sementes de feijão branco.

Primeiro com o auxílio de uma lupa e depois de um microscópio, os estudantes tiveram a oportunidade de perceber a existência de um embrião, uma "mini plantinha" já pronta, que sairá ao germinar.

A cada etapa do processo, as crianças socializam as descobertas e registraram em desenhos suas observações, facilitadas pelo tamanho da espécie escolhida, que favorece os detalhes.

Plantio

Para que as crianças compreendam como é possível que o embrião que está dentro da semente possa germinar, o próximo passo da sequência de estudos será o plantio dos feijões. A partir daí, o grupo vai acompanhar as fases iniciais de crescimento da nova plantinha.

Feijão Branco 02
Alunos observam a semente
de feijão branco com uma lupa...

Feijão Branco 03