Fotos: Liceu SantistaIn the Dark 01
Alunos participam de atividade que simula a vivência de uma pessoa com deficiência visual
8º ano EF simula situações
vivenciadas por pessoas
portadoras de deficiência visual

Um conteúdo especial do Ensino Bilíngue propiciou aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental compartilharem uma experiência que é vivenciada diariamente por centenas de milhares de pessoas no mundo todo: a deficiência visual.

A ideia da proposta, intitulada In the dark, é que os liceístas sentissem como é o dia a dia de quem não enxerga, as dificuldades de acesso aos locais, a ajuda dos colegas para vencer essas barreiras. Todo o procedimento foi acompanhado de perto pelas professoras das turmas e pela coordenadora Alessandra Vieira Marques.

A simulação abordou não apenas o aluno que teve os olhos vendados para percorrer os espaços da escola como também do guia, que o orientava para descer as escadas e escolher a direção correta, por exemplo. Para auxiliar na compreensão do tema, os estudantes também assistiram ao filme "The miracle worker" (1962), baseado na história real de Helen Keller.

A jovem, cega e surda desde a infância devido a um caso grave de febre escarlate, sente-se frustrada por sua incapacidade de se comunicar, o que acaba gerando um comportamento violento e incontrolável. Sua vida começa a mudar com a chegada da professora Annie Sullivan, que consegue manter contato com Helen por meio do toque - única ferramenta que elas têm em comum.

In the Dark 02
Com o auxílio de guias, liceísta
percorre os espaços da escola...

In the Dark 03