Fotos: Liceu SantistaForum Interdisciplinar 01
Explanação de temas da atualidade por alunos
do 3º ano EM reforça aprendizado para os processos seletivos

Alunos do 3º ano EM
discutem temas mundiais
em fórum interdisciplinar

Assuntos em voga nos noticiários foram o ponto de partida para a realização de um fórum de atualidades, nos dias 23 e 24 de outubro, com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Sob a orientação dos professores Regina Helena Tunes, de Geografia, Douglas Souza Santos, de História, Paula de Freitas Denari, de Língua Portuguesa, e supervisão da coordenadora Alcielle dos Santos, os liceístas se prepararam para as explanações, observando as diferentes perspectivas dos temas abordados. Entre eles, a vacina contra o HPV, a crise da água em São Paulo, os conflitos mundiais atuais (Crimeia e Sudão) , a espionagem norte-americana, o tráfico de pessoas e de órgãos.

"O fórum tem como tema geral a discussão de questões que envolvem atualidades, pois visa um reforço a mais aos alunos que vão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), uma prova que cobra esses conhecimentos dos estudantes", explica a professora Regina Tunes. "Foram dois dias de muito trabalho e aprendizado tanto para os alunos como para os professores. Sempre me impressiona positivamente como eles estudam o tema para a apresentação, indo, muitas vezes, além do que foi indicado pelos professores."

Preparação

O fórum tem duas etapas que se desenvolvem durante o ano todo. No primeiro semestre, os estudantes escolhem os temas, organizam os objetivos e os tópicos que devem ser pesquisados, realizam o levantamento de reportagens e documentários sobre o assunto e elaboram uma síntese desse material. "No início do segundo semestre, os professores devolvem esse material corrigido com as indicações do que deve ser refeito, atualizado e acrescentado. A partir daí, começam a organizar os slides para a apresentação, que sempre acontece uma ou duas semanas antes do ENEM", completa Regina.

Para a professora, a dinâmica do fórum permite aos alunos uma compreensão mais clara das questões contraditórias que envolvem os conflitos, o poder e a geopolítica mundial, conteúdos frequentemente abordados nos processos seletivos. Além disso, mais do que apenas informar os desdobramentos atuais de cada segmento analisado, os liceístas tinham de posicionar-se de forma crítica, oferecendo uma reflexão e argumentação mais apurados sobre o tema abordado.

Forum Interdisciplinar 02
Conteúdo a ser apresentado no fórum
é desenvolvido ao longo do ano…

Forum Interdisciplinar 03