Alunos do 3º ano EM discutem temas mundiais em fórum interdisciplinar
Assuntos em voga nos noticiários foram o ponto de partida para a realização de um fórum de atualidades, nos dias 23 e 24 de outubro, com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Sob a orientação dos professores Regina Helena Tunes, de Geografia, Douglas Souza Santos, de História, Paula de Freitas Denari, de Língua Portuguesa, e supervisão da coordenadora Alcielle dos Santos, os liceístas se prepararam para as explanações, observando as diferentes perspectivas dos temas abordados. Entre eles, a vacina contra o HPV, a crise da água em São Paulo, os conflitos mundiais atuais (Crimeia e Sudão) , a espionagem norte-americana, o tráfico de pessoas e de órgãos.
"O fórum tem como tema geral a discussão de questões que envolvem atualidades, pois visa um reforço a mais aos alunos que vão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), uma prova que cobra esses conhecimentos dos estudantes", explica a professora Regina Tunes. "Foram dois dias de muito trabalho e aprendizado tanto para os alunos como para os professores. Sempre me impressiona positivamente como eles estudam o tema para a apresentação, indo, muitas vezes, além do que foi indicado pelos professores."
Preparação
O fórum tem duas etapas que se desenvolvem durante o ano todo. No primeiro semestre, os estudantes escolhem os temas, organizam os objetivos e os tópicos que devem ser pesquisados, realizam o levantamento de reportagens e documentários sobre o assunto e elaboram uma síntese desse material. "No início do segundo semestre, os professores devolvem esse material corrigido com as indicações do que deve ser refeito, atualizado e acrescentado. A partir daí, começam a organizar os slides para a apresentação, que sempre acontece uma ou duas semanas antes do ENEM", completa Regina.
Para a professora, a dinâmica do fórum permite aos alunos uma compreensão mais clara das questões contraditórias que envolvem os conflitos, o poder e a geopolítica mundial, conteúdos frequentemente abordados nos processos seletivos. Além disso, mais do que apenas informar os desdobramentos atuais de cada segmento analisado, os liceístas tinham de posicionar-se de forma crítica, oferecendo uma reflexão e argumentação mais apurados sobre o tema abordado.
|
|
|
|
Conteúdo a ser apresentado no fórum é desenvolvido ao longo do ano…
|
|
… e conta com a orientação dos professores envolvidos no projeto
|
|
|
|
|
|