Fotos: Liceu SantistaCambridge 01
Alunos do 3º ano EM prestaram o Exame Internacional da Universidade de Cambridge
Alunos do 3º ano EM prestam
Exame Internacional da
Universidade de Cambridge

Alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma seletiva para prestar o Exame Internacional da Universidade de Cambridge, que se divide em três níveis: básico (KET), intermediário (PET) e avançado (FIRST). De acordo com a pontuação adquirida, os estudantes foram direcionados para os níveis específicos.

Durante dois sábados, 11 e 18 de outubro, o grupo liceísta esteve focado na avaliação que foca no domínio da língua inglesa nas quatro habilidades: leitura (Reading), fala (Speaking), audição (Listening) e gramática (Grammar).

"Esse é um exame longo e complexo, por isso é reconhecido por universidades e empresas em muitos países. O resultado do teste será conhecido em dezembro, pois ele é corrigido na Inglaterra e enviado para nós. Temos boas expectativas em relação à performance dos nossos alunos, que já possuem bom nível de fluência em inglês", explica a coordenadora do Ensino Bilíngue, Alessandra Dias Vieira Marques.

Vasto vocabulário, capacidade de construir argumentos e o uso adequado de diferentes estilos de comunicação para diferentes situações do cotidiano são requisitos fundamentais para conquistar bons resultados no exame Cambridge. Ressalta-se também a importância do conhecimento das normas cultas, graus de formalidade e entendimento das diversas circunstâncias de interação social.

Exames iniciais

O KET (Key English Test) é um exame destinado aos alunos que possuem conhecimento básico da língua inglesa. Por ser o primeiro nível dos testes, ajuda o candidato a ganhar confiança no idioma e a mensurar o progresso do seu aprendizado. A aprovação no KET comprova que ele consegue lidar com a comunicação cotidiana oral e escrita, ou seja, o necessários para viagens, situações de estudo e de trabalho.

O PET (Preliminary English Test) é o segundo nível dos exames e atesta uma valiosa qualificação para os candidatos que desejam estudar no exterior. Utiliza materiais referentes à vida real e abrange as quatro habilidades linguísticas principais: leitura, expressão escrita, compreensão auditiva e expressão oral.

O FIRST/FCE (First Certificate of English) comprova o conhecimento de inglês suficiente para compreender as mensagens essenciais de textos sobre temas práticos e abstratos, comunicar-se com espontaneidade e fluência, produzir textos detalhados, argumentando e expressando opiniões.

Cambridge 02
O teste avaliou o domínio da língua
inglesa em quatro habilidades

Cambridge 03