Fotos: Liceu SantistaFormação 01
ensino e aprendizagem,
economia criativa
e projeto pedagógico

A 11ª edição da FormAção Liceu Santista reuniu professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio nos dias 19 e 20 de janeiro. O encontro, realizado anualmente, tem o intuito de debater a prática pedagógica e temas relevantes para atuação desses educadores ao longo do ano letivo, bem como o planejamento das atividades e projetos por curso.

"Cuidados pedagógicos com o ensino e a aprendizagem" foi o tema trabalhado pela professora Rosaura Angélica Soligo. Formada em Psicologia e Pedagogia, mestre, doutoranda e pesquisadora na Unicamp, Rosaura dissertou sobre conceitos, definições, critérios de ensino e avaliação, além de opções metodológicas que dialogam com a concepção construtivista de ensino e aprendizagem.

Assunto de grande relevância atualmente, a Economia Criativa está revendo as formas de atuação dos profissionais no mercado de trabalho. O consultor e orientador de carreiras do IED (Instituto Europeo di Design) e presidente da REC (Rede de Economia Criativa), Alan Moraes, explicou que a Economia Criativa surgiu como um novo segmento econômico que propõe ações inovadoras de sustentabilidade por meio de novas políticas e novas relações comerciais baseadas na criatividade e no capital intelectual.

Os educadores liceístas tiveram a oportunidade de conhecer, entre os modelos de economia já conhecidos, esta vertente que reúne profissionais que vislumbram novas possibilidades de interação social, conscientização ecológica e bem-estar. O intuito é que, a partir desse conhecimento, os professores possam discutir com os seus os alunos a importância da formação profissional e do olhar transcendente.

Em 2015, o Projeto Político-Pedagógico do Liceu Santista passará por uma atualização. A equipe diretiva e o corpo docente iniciaram os debates para a reescrita do PPP, que prevê também a participação de toda a comunidade escolar.

Atitude transformadora

As coordenadoras Alcielle dos Santos e Fernanda Martinez Monteiro Papa participaram do Congresso Estação Rede i - Atitude Transformadora, realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, na Costa do Sauipe (BA). Promovido pelo UNO INTERNACIONAL e seus parceiros, o encontro, que reuniu mais de 1500 profissionais da área educacional, ofereceu seminários, plenárias e vivências para estimular essa reflexão.

Formação 02
O consultor Alan Moraes falou
sobre Economia Criativa

Formação 02