Fotos: Liceu SantistaWorkshop 01
Encontro reuniu educadores de de diversas cidades em São Paulo
Diretor de arte do IED Milão
realiza workshop sobre criação

Alunos do 2º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de um worshop ministrado pelo professor e diretor de arte do Instituto Europeo di Design de Milão, Giovanni Ontonello. "O que é criatividade?" foi o ponto central do encontro, instigando os alunos a reconhecerem referências que inspiram campanhas publicitárias e ensaios de moda.

Com aula traduzida pelo consultor de carreiras do IED, Alan Moraes, Giovanni conversou com os liceístas sobre o processo de criação e desenvolvimento de ideias. "A coisa mais importante que você tem que fazer é prestar atenção naquilo que está ao seu redor", explica. "O sucesso consiste em enxergar outros pontos de vista."

Formado em Arquitetura, Giovanni discorreu sobre design, propaganda, arte, fotografia, cinema e moda, comprovando a atemporaneidade dos ícones, ou seja, símbolos criativos do passado que transcendem e reaparecem em projetos contemporâneos.

Reconstrução

Na segunda etapa do encontro, os alunos receberam imagens de peças produzidas por renomados designers: bolsas, cadeiras, luminárias, pufes, mesas, óculos, espremedor de laranja entre outros. O ideia era que os estudantres criassem produtos autorais que não tivessem qualquer ligação com o original.

Os grupos ocparam todos os espaços do auditório Santa Bakhita para iniciar o processo de discussão, pré-projeto e execução. Os resultados foram surpreendentes: de ventilador de teto, parede de vidro deslizante e óculos com lentes no formado de um biquini até aparelhos de captação de água, áquário, computador, porta-salada com galheteiro, protótipos de carro e de balão.

workshop 02
Professoras Kátia, Rose e Rosinha
com o coordenador Sérgio...

workshop 03