Fotos: Liceu SantistaAquário 01
Alunos do 3º ano EM divertiram-se no baile de carnaval do Liceu Santista
Alunos do Grupo 4 fazem
pesquisa no Aquário Municipal

As crianças do Grupo 4 foram ao Aquário Municipal de Santos para conhecer algumas das centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática de diversas partes do mundo. Dentro do projeto "Animais marinhos", que contempla a área de práticas de linguagem, os pequeninos puderam observar e registrar suas impressões em relação aos peixes, tubarões, pinguins, caranguejos e do leão-marinho Abaré Inti.

Munidos de pranchetas e canetas, os alunos tiveram liberdade de expressar o que viam e descobriam em cada um dos tanques do Aquário. A atividade proporcionou estudos de observação, análise das características de algumas espécies marinhas, procedimentos de leitura e de escrita nas situações de pesquisa.

"Com isso, nós validamos a forma como eles registram as informações, seja como desenho ou escrita, mesmo que a escrita não esteja na forma convencional", explica a coordenadora da Educação Infantil, Adrianna Nunez.

Sala de aula

O projeto teve início em sala de aula com o levantamento dos animais marinhos mais conhecidos pelas crianças. A ida ao Aquário Municipal teve o intuito de ampliar o repertório dos pequenos, apresentando-lhes novas espécies para integrar a primeira listagem feita com a professora na escola.

Na volta do estudo do meio, o grupo compartilhou as descobertas e atualizou o levantamento feito anteriormente. "Foi um momento de aprofundamento da pesquisa, quando eles conheceram animais diferentes daqueles citados no início da pesquisa. As crianças encararam a tarefa com muita seriedade e animação, registrando tudo o que viam e despertava seu interesse", completa a coordenadora Adrianna.

Aquário 02
Convidados especiais, os bebês
do Berçário também se fantasiaram

Aquário 03