Fotos: Liceu SantistaAstronomia 01
Alunos do 3º ano EM divertiram-se no baile de carnaval do Liceu Santista
Alunos do 9º ano EF participam
de oficina de astronomia

Toda sexta-feira à tarde, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se reúne para aprender sobre planetas, estrelas, constelações, movimentos da Terra, asteróides e uma infinidade de corpos celestes. As aulas são ministradas pelo professor de Física, Carlos Alberto Sassaki, que utiliza um simulador para visualização celeste.

Além de oferecer um espaço para trabalhar a curiosidade natural dos estudantes sobre o tema, as aulas servem como um curso de capacitação para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que será realizada em maio no Liceu Santista.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada em uma única fase. Os liceístas participam do nível 3, que é referente à faixa etária.Todos os alunos que obtiverem nota superior a um valor mínimo estipulado pela organização recebem um certificado de participação, bem como o professor representante da escola. Também são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação do estudante.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Conteúdo

A prova é compatível com o conteúdo abordado no Ensino Fundamental 2. São sete questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Entre os assuntos solicitados em Astronomia, movimentos da Terra, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão, sistema solar, corpos celestes, origem do universo, fenômenos químicos e físicos.

Já em Astronáutica, exploração de Marte, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, corpo humano no espaço, ônibus espaciais e foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.

Astronomia 02
Convidados especiais, os bebês
do Berçário também se fantasiaram

Astronomia 03