Fotos: Liceu SantistaRoteiro Religioso 01
Alunos visitam o templo budista Tzong Kwan e aprendem técnicas de meditação
9º ano EF visita templos
religiosos em São Paulo

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um roteiro religioso em São Paulo (SP) para conhecer quatro templos: Catedral Ortodoxa (Catolicismo oriental), Sinagoga Adat Ischurum (Judaísmo), Mesquita Central (Islamismo) e Templo Tzong Kwan (Budismo).

O objetivo do estudo foi proporcionar aos liceístas o contato com diferentes manifestações religiosas, conhecendo peculiaridades e pontos em comum, como a amor a Deus sobre todas as coisas. Durante todo o trajeto, o grupo foi acompanhado pelo guia Laércio Cardoso de Carvalho, pelo coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior e pela professora de Ensino Religioso, Kátia Rua Nogueira da Silva.

Budismo

O Templo Tzong Kwan, localizado na Vila Mariana, foi fundado por pelo Venerável Mestre Pu Hsien, de Taiwan, em 1993. Seguindo o costume oriental, os alunos tiraram seus sapatos para entrar no salão cerimonial, onde ficam as imagens dos Buddhas e Bodhisattvas. Elas têm a função de servir como símbolos das virtudes e ideais que os praticantes devem cultivar.

Mesquita

Mantida pelo Egito, a primeira Mesquita da América Latina está localizada no bairro do Cambuci e foi inaugurada em 1929. O prédio atual, já ampliado, data de 1956. Por respeito aos preceitos da religião muçulmana, os alunos e alunas utilizaram entradas diferentes para chegar ao salão das orações diárias, também tiraram seus sapatos e sentaram-se em lados opostos. As meninas cobriram totalmente seus cabelos com um véu. Os liceístas foram recebidos pelo sheik, que utilizou um tradutor para responder às perguntas.

Sinagoga

A Primeira Sinagoga de São Paulo, a Adat Ischurum, está localizada no bairro do Bom Retiro e data de 1908. O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Os alunos conheceram o espaço onde são realizadas as três orações diárias e também os simbolismos religiosos, como a Torá, que reúne os cinco primeiros livros da Bíblia; e o candelabro Menorá, com seis lâmpadas iguais e uma diferente, simbolizando o descando no sétimo dia. Também aprenderam o porquê de os homens usarem a quipá, um chapéu utilizado como símbolo de temor a Deus.

Ortodoxa

A Catedral Metropolitana Ortodoxa, também conhecida como Catedral Grega Ortodoxa de São Paulo, é um exemplo de construção arquitetônica bizantina que pode ser apreciado na América do Sul. Seu projeto, cuja edificação teve início da década de 1940, foi inspirado na Basílica de Santa Sofia, construída na então capital do Império Bizantino, Constantinopla (atual Istambul, na Turquia).

Roteiro Religioso 02
Na Mesquita Central, os liceístas