Fotos: Liceu SantistaOlimpíada de Matemática 01
Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio testaram seus conhecimentos na Olimpíada de Matemática
Alunos do Fund 2 e Médio participam
da Olimpíada de Matemática

Um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participou da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática, cujas provas foram realizadas no Liceu Santista em junho. Em todo o Brasil, cerca de 500 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, se inscreveram para a primeira fase do exame.

Serão classificados para a fase seguinte os alunos que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.

A segunda fase acontece em 18 de setembro e a prova da fase final, nos dias 17 e 18 de outubro. A lista com os premiados será divulgada no site da OBM em dezembro.

Prova

Os liceístas resolveram de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelas professoras Daniela Amaro R.C. Santos e Mariana Barreto Simões, seguindo o gabarito oficial da OBM.

Pesquisa científica

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica, além de selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.