voltar para capa
 
Fotos: Liceu SantistaGrêmio 01
Representantes do Grêmio do Liceu Santista com participantes do Encontro sobre Justiça Restaurativa
Grêmio do Liceu Santista
participa de encontro sobre
Justiça Restaurativa

Os alunos que integram o Grêmio Estudantil do Liceu Santista participaram do Encontro dos Grêmios Estudantis com a Justiça Restaurativa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Os liceístas foram acompanhados pela vice-diretora Neide Maria Santos e pela orientadora Rita de Cássia Erra, que fazem parte do grupo de multiplicadores para a implantação da Justiça Restaurativa na cidade.

A reunião foi realizada na antiga sede da CPFL, no Centro de Santos, e contou com a presença de alunos de 17 organizações estudantis de escolas públicas. O Liceu Santista foi o único colégio da rede particular a participar do evento.

Cerca de 200 estudantes discutiram o novo modelo de lidar com conflitos dentro das escolas, promovendo o diálogo entre as partes envolvidas com reparação do dano ao invés da punição.

Convidados

Participaram do encontro a secretária adjunta Audrey Kleys Dinau; o articulador dos grêmios estudantis, Rafael Silva; a consultora especialista em Justiça Restaurativa e Educaçãopara a Paz, Monica Maria Ribeiro Mumme; e o Juiz de Direito, Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Evandro Renato Pereira.

Justiça Restaurativa

Os valores que regem a Justiça Restaurativa são a participação, a autonomia, o respeito, a busca de sentido e de pertencimento na responsabilização pelos danos causados, bem como a satisfação das necessidades que surgem da situação de conflito.

Por meio da Justiça Restaurativa espera-se chegar ao conhecimento da razão pela qual os atos foram cometidos e suas consequências, chegando à reparação dos danos causados, sejam eles emocionais e/ou materiais.


bt
Grêmio 02
Encontro reuniu alunos de 18 grêmios
estudantis da cidade de Santos

Grêmio 03
Liceu Santista foi a única escola
particular a participar


base
2014 | Liceu Santista | todos os direitos reservados