Fotos: Liceu Santista03 Crescer Transformar 01
5º ano se prepara
para os desafios do
Ensino Fundamental 2

A passagem dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental muitas vezes vem acompanhada de dúvidas, ansiedades e temores. Como são os professores, quantas disciplinas fazem parte do currículo, como é a nova rotina de estudos são algumas das questões que eles levantam com a proximidade do término do Fundamental 1.

Com o intuito de prepará-los para essa nova etapa do conhecimento, a psicóloga Flávia Gonzalez, a orientadora Rita de Cássia Erra e o coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior desenvolveram um projeto baseado no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, que trata de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças.

Além da leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os liceístas participaram de atividades especiais também para desmistificar o desconhecido. Entre elas... conversar com alunos, professores e coordenador pedagógico do 6º ano.

Caixa do tempo

Esse processo de transformação, tal qual aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com a produção de uma carta escrita para si mesmo e que só será lida novamente em 2019, quando eles estiverem no 9º ano EF. A ideia é que os alunos tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional.

Todos os envelopes com as cartas, fotos e outras produções foram acondicionados em uma caixa e lacrada pelas atuais professoras do 5º ano. Essa "caixa do tempo" ficará guardada na escola e voltará a ser aberta como parte de um projeto na disciplina de Ensino Religioso.

Crescer Transformar 05
Professoras do 5º ano EF lacram a
caixa, que ficará guardada na escola

Crescer Transformar 03