Fotos: Liceu SantistaNutrição 01
A nutricionista Carina Schena: planejamento semanal da lancheira é importante
Nutricionista dá dicas
de lancheira saudável

Com o início do ano letivo, uma preocupação recorrente de muitos pais é como montar a lancheira das crianças, de modo a oferecer escolhas saudáveis que possam suprir a necessidade energética e nutricional dos pequenos, ser saborosa e visualmente atraente.

Para facilitar o dia a dia dos pais, a orientação da nutricionista do Liceu Santista, Carina Schena, é que seja feito um planejamento semanal do cardápio da lancheira. Alguns alimentos podem ser preparados com antecedência (como os patês, utilizando ricota e iogurte) e guardados na geladeira, por exemplo.

Os pais devem evitar colocar na lancheira alimentos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos, embutidos (presunto, salame etc) e sucos de caixinha, embora já existam no mercado alguns com baixo teor de açúcar. Bolos caseiros e pães integrais são os mais indicados.

Procure incluir:

- uma fonte de cálcio (leite, leite fermentado, iogurte ou queijos) para garantir dentes e ossos fortes e saudáveis;

- uma fonte de fibras (frutas) para auxiliar no funcionamento intestinal, além de contribuir com o aporte de vitaminas e minerais. Se as frutas forem pequenas, mande-as inteiras e com casca (lavadas e higienizadas) para evitar não só as perdas vitamínicas como as chances de contaminação. No caso de frutas maiores, como mamão ou manga, o ideal é enviá-las já picadinhas em um pote fechado.

- uma fonte de carboidratos (pão, bolo sem recheio, biscoito sem recheio) para fornecer energia. Dê preferência aos integrais, que têm fibras e dão maior saciedade.

Sugestões de lanches

A nutricionista escolheu cinco sugestões de lanches, que suprem as necessidades das crianças.

1. Suco de frutas, bisnaguinha com requeijão e uva
2. Bebida láctea de morango, pão de queijo e pera