Fotos: Liceu Santista03 Costão 01
Alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de aprender conteúdos de Ciências da Natureza na praia
Alunos do Ensino Médio
estudam costão rochoso e
praias no Emissário Submarino

Uma aula especial ministrada no Emissário Submarino, no José Menino, levou um grupo de alunos do Ensino Médio a aprender in loco sobre comunidades de algas, animais marinhos que se fixam às rochas, como cracas e ouriços, crustáceos e até peixes, que vivem ou passam boa parte da sua vida no costão rochoso.

Aproveitando o ambiente, os liceístas aprenderam a identificar tipos de praias (pela altura das ondas, inclinação) e sua idade (pela granulação da areia). O aspecto histórico pontuou a construção do emissário submarino e sua importância para Santos e outras cidades próximas, bem como o plano de saneamento planejado por Saturnino de Brito com a construção dos canais. Brisa do mar, a inversão das camadas de ar quente e frio e a tábua das marés completaram a aula aberta de ciências.

Acompanhados pela coordenadora ALcielle dos Santos e pelas professoras Isabela Dias (de Biologia), Sônia Brito (de Química) e Marta Taliani (de Física) em dias distintos, os estudantes puderam observar o ambiente litorâneo, situado no limite entre o oceano e o continente, bem como a grande diversidade de seres marinhos, muitos deles endêmicos, ou seja, que só vivem naquele local. Os costões rochosos são considerados importantes ecossistemas, pois contêm muitas espécies de grande importância ecológica e econômica, como mexilhões, ostras, crustáceos e uma variedade de peixes.

Costão 02
No costão rochoso, observação
de diferentes animais marinhos…

Costão 03