Fotos: Liceu Santista03 Genesis 01
Genesis: observação, conhecimento, olhar crítico, opinião
Exposição Genesis, de
Sebastião Salgado, trabalha
olhares multidisciplinares
com os alunos

Uma exposição em que se pode "escutar com os olhos" as histórias captadas pelo fotógrafo Sebastião Salgado em 100 imagens em preto e branco feitas ao longo de oito anos em regiões praticamente intocadas pelo homem. Essa é a mostra "Genesis", que os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar, no Sesc Santos, com a proposta de trabalhar diferentes olhares sob a ótica da Filosofia / Sociologia, Química / Filosofia e Matemática / Biologia.

Nas cinco seções temáticas da exposição, os liceístas foram instigados a observar as fotografias e tentar reconhecer pistas, nomear o que é visto e imaginar como era o planeta no princípio de tudo, em sua criação, que é o significado de Genesis, palavra grega que significa origem.

Seções

Em "Planeta Sul", estão as imagens da Antártica, com suas paisagens congeladas e seus destemidos animais, além de fotos do sul da Geórgia, as Falklands / Malvinas. Em "Santuários", há paisagens vulcânicas e a fauna das Ilhas Galápagos, incluindo populações anciãs da Nova Guiné e Irian Jaya, bem como diferentes ecossistemas de Madagascar.

Em "África", a extraordinária vida selvagem em Botswana, os gorilas do Parque Virunga, na divisa de Ruanda, Congo e Uganda, tribos e comunidades cristãs da Etiópia. E ainda desertos e suas texturas de areia e pedra e arte rupreste datada de milhares de anos.

"Terras do Norte" mostra visões do Alasca e do Colorado, nos Estados Unidos, paisagens naturais do Parque Nacional Kluane, no Canadá, no extremo norte da Rússia. Em "Amazônia e Pantanal", a enorme floresta tropical, os Tepuis Venezuelanos, que são as mais antigas formações geológicas na Terra, além de tribos indígenas.

Genesis 02
Alunos observam fotos feitas em
diversos locais do planeta,
subdivididas em seções temáticas