Fotos: Liceu Santista03 Formação 01
Diretora Cláudia Cristina recebe os professores para o encontro anual de formação continuada
Formação continuada reúne
professores da Educação
Infantil ao Ensino Médio

A 12ª edição da FormAção Liceu Santista reuniu professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio nos dias 20 e 22 de janeiro. O encontro tem o intuito de debater a prática pedagógica e temas relevantes para atuação desses educadores ao longo do ano letivo, bem como o planejamento das atividades e projetos por curso.

Entre os temas abordados, "Mediação na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo: contribuições de Reuven Feurstein para a Educação", com o Prof. Me. Marcelo Clemente; "A conjuntura política e os desafios da escola no século XXI", com o Prof. Me. Ricardo Alvarez; "Metodologias ativas: Gamificação", com o professor Murilo Henrique Barbosa Sanches; "Metodologias ativas: experiências do INSPER/SP com Flipped Classroom e PBL", com o Prof. Dr. Marcelo Hashimoto; e "Uma arquitetura possível para o trabalho da escola: especificidades de cada segmento no trabalho com Produção de Texto", com a Profª Me. Kátia Lomba Bräklin.

Projeto Incluir

Cerca de 50 professores da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio do Liceu Santista participaram de um curso de capacitação para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O Projeto Incluir, elaborado pela pedagoga Sara Yoshikawa e pela psicóloga Patrícia Viel, abordou, entre outros tópicos, uma análise do comportamento para a educação e desenvolvimento atípico, o papel do professor nesse processo, construção do currículo individualizado e avaliação do repertório do aluno.

Educação católica

O coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior e as professoras Kátia Rua e Rosemeire Abreu representaram o Liceu Santista no 24º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado em São Paulo, que reuniu centenas de participantes do Paraguai, Honduras, Costa Rica, Colômbia, Peru, Argentina, Venezuela, El Salvador e Brasil.

Frente aos novos dilemas a que as nações mundiais têm enfrentado, o congresso teve como missão redefinir o papel da escola católica para o século XXI, respondendo aos desafios apresentados pela atual realidade do continente.

Formação 02
Entre os palestrantes,