Fotos: Liceu SantistaAstronomia 01
Oficina de Astronomia
prepara alunos do
9º ano EF para a OBA

Toda quinta-feira à tarde, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se reúne para aprender sobre planetas, estrelas, constelações, movimentos da Terra, asteróides e uma infinidade de corpos celestes.

Além de oferecer um espaço para trabalhar a curiosidade natural dos estudantes sobre o tema, as aulas servem como um curso de capacitação para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que será realizada em maio no Liceu Santista.

As aulas são ministradas pelo professor de Física, Carlos Alberto Sassaki, que utiliza um simulador para visualização celeste. O Stellarium é um planetário de código aberto, com recursos capazes de significar o aprendizado da astronomia. O programa dispõe de um catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas, ilustrações das constelações, imagens de nebulosas, Via Láctea realista, atmosfera, nascer e pôr-do-sol realistas, planetas e seus satélites, simulação de eclipses e de supernovas, entre outros.

Medalhistas

Uma das medalhistas de ouro da OBA de 2014, a aluna Isadora Dezotti Rüegger, hoje no 2º ano do Ensino Médio, acredita ter vivenciado uma experiência única ao participar da OBA. "Eu aprofundei meus estudos astronômicos e, com isso, acabei acrescentando bagagem cultural em meu repertório", diz a liceísta, que também já está se preparando para fazer a prova novamente - agora com conteúdo específico para o Ensino Médio.

"Ao competir novamente este ano, espero somente ter a chance de conhecer mais ainda sobre esse assunto. (Em 2014), eu realmente não achava que iria ganhar algo, mas consegui. É possível conquistar o que deseja se possuímos dedicação e responsabilidade."

Astronomia 02
Oficina busca preparar os alunos
para a Olimpíada Brasileira
de Robótica…