Fotos: Liceu SantistaRobótica 01
Maior capacidade de memória e processamento garantem programações mais dinâmicas e desafiadoras
Última geração de kit LEGO
amplia atuação dos alunos nas
aulas de Educação Tecnológica

Para acompanhar uma geração de alunos cada vez mais ágil e antenada com as novidades tecnológicas, as aulas de robótica do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ganharam ainda mais dinamismo com o novo kit desenvolvido pela LEGO, o EV3, da linha Mindstorms.

Muitas são as novidades que o EV3 traz para a aprendizagem de conteúdos interdisciplinares, em especial as áreas de Ciências e Matemática, além de temas relacionados à Engenharia e Ciência da Computação. Com ele, os alunos são estimulados a praticar brainstorms para buscar soluções alternativas e criativas para os desafios propostos nas aulas.

Para a professora Cláudia Villas Boas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver, testar e avaliar soluções, bem como aprender a se comunicar, compartilhar ideias e trabalhar em equipe. "Nós conseguimos envolver os alunos, explorando a aplicação da tecnologia na vida real por meio de analogias, identificando relações de similaridade, prevendo o resultado, analisando os dados para tirar as conclusões do projeto."

Novas configurações

Com maior capacidade de memória e processamento, o EV3 possibilita configurações e programações mais avançadas e desafiadoras. O modelo vem equipado, por exemplo, com sensores que auxiliam na identificação do ambiente e da distância dos objetos, fornecendo uma noção espacial para o robô.

O processador do EV3 também é dez vezes mais rápido do que o modelo anterior, permitindo que o protótipo controle mais peças e sensores ao mesmo tempo. Além disso, ele se comunica com dispositivos móveis Android e iOS, podendo ser controlado remotamente por esses sistemas.

Robótica 02
Trabalho em equipe para aproveitar
toda a potencialidade do EV3

Robótica 03