Fotos: Liceu SantistaMASP 01
Alunos posam com atores do Grupo Ria no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo
Alunos do 1º ano EM
vão ao teatro e ao Museu
de Arte de São Paulo

Um estudo do meio cultural levou as turmas do 1º ano do Ensino Médio ao teatro para assistir ao "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, encenado pelo o Grupo RIA, e ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) para visitar a exposição "Histórias da Infância" e conhecer também o acervo fixo da instituição.

A peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, foi adaptada para o teatro pelo diretor José Paulo Rosa, do Grupo de Teatro Ria. A encenação, homônima à obra literária que data de 1517, mantém-se fiel ao texto original, o que facilita o entendimento, pelos alunos, de características específicas quanto à forma e conteúdo do livro.

Masp

A arte - esteja ela no palco, nas telas ou nas esculturas - amplia a percepção de mundo das pessoas. Ela toca a alma e a mente de quem produz e de quem aprecia. Por isso, museus, centros culturais e afins são espaços desobrigados de cobranças, e sim de uma educação participativa e descentralizada, levada pelo interesse e pela motivação pessoal de quem os visita.

Esse foi o intuito de levar os alunos para o Masp, reconhecido como um dos mais importantes museus de arte do hemisfério sul, com um acervo composto por mais de 8 mil peças, em sua maioria de arte ocidental, que datam desde o século IV a.C. até os dias atuais.

Além das exposições temporárias "Histórias da infância" e "Playground 2016", os liceístas tiveram a oportunidade de visitar um Masp revitalizado, com a volta dos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o museu. Com uma galeria aberta, transparente e fluida, oferece uma liberdade de acesso e leitura, eliminando roteiros pré-determinados.

No espaço, 119 obras "flutuam" por entre os visitantes: de Volpi, Modigliani, Anita Malfatti e Cândido Portinari a Monet, Velasquez, Degas, Picasso, Van Gogh, Manet e Delacroix, além de esculturas de Rodin e Mazzuoli.

MASP 02
Encenação do Auto
da Barca do Inferno

MASP 03