Fotos: Liceu SantistaEnsino Religioso 01
Alunos conhecem a Torá durante visita à Congregação Israelita Paulista
9º ano EF participa de roteiro
religioso em São Paulo

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um roteiro religioso em São Paulo (SP) para conhecer quatro templos: Nossa Senhora da Paz (Catolicismo), Congregação Israelita Paulista (Judaísmo), Mesquita Central (Islamismo) e Templo Tzong Kwan (Budismo).

O objetivo do estudo foi proporcionar aos liceístas o contato com diferentes manifestações religiosas, conhecendo peculiaridades e pontos em comum, como a amor a Deus sobre todas as coisas. Durante todo o trajeto, o grupo foi acompanhado pelo guia Laércio Cardoso de Carvalho, pelo coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior e pela professora de Ensino Religioso, Kátia Rua Nogueira da Silva.

Nossa Senhora da Paz

A paróquia de Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro da Liberdade, foi fundada em 1940 e ficou conhecida como a igreja dos imigrantes italianos de São Paulo. Ela integra a Missão Paz, uma organização que acolhe imigrantes e refugiados, entendendo suas histórias, respeitando suas identidades e celebrando a interculturalidade no encontro das diversidades.

Mesquita

Mantida pelo Egito, a primeira Mesquita da América Latina foi inaugurada em 1929. A religião é baseada em cinco pilares: testemunho de que Deus é único; orações cinco vezes ao dia; contribuição (os mais ricos ajudam os mais necessitados); jejuar no mês do Ramadã e peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida se tiver condições financeiras e físicas.

Budismo

O Templo Tzong Kwan foi fundado por pelo Venerável Mestre Pu Hsien, de Taiwan, em 1993. Existem três ensinamentos budistas: um que trata da ética ou moral, com seus preceitos em relação ao comportamento dos monges e leigos, um que trata das técnicas de meditação para desenvolver a concentração e um com conteúdos puramente filosófico. Na visita ao templo, os liceístas tiveram a oportunidade de aprender algumas técnicas de meditação, incluindo postura e respiração.

Congregação Israelita

O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Na Congregação Israelita Paulista, fundada em 1936 por um grupo de imigrantes judeus refugiados da Alemanha nazista, os liceístas conheceram o espaço onde são realizadas as três orações diárias e também os simbolismos religiosos, como a Torá, que reúne os cinco primeiros livros da Bíblia; e o candelabro Menorá, com seis lâmpadas iguais e uma diferente, simbolizando o descando no sétimo dia.

Ensino Religioso 02
Na Igreja de Nossa Senhora da Paz,
a atenção com os imigrantes

Ensino Religioso 03