Fotos: Liceu SantistaFestival 01
No lançamento do projeto, um revival dos famosos festivais de música popular brasileira
Festival Anos 60 reúne história
e canções dos grandes festivais

Nos anos 60, os festivais de música popular brasileira fizeram enorme sucesso junto ao público, que acompanhava as apresentações por algumas emissoras de televisão, como a TV Record e a TV Excelsior.

Inspirados pela riqueza poética, política e social dos festivais, protagonizados por jovens artistas, o Liceu Santista promoveu, para os alunos do Ensino Médio, o Festival Anos 60, lançado no auditório da escola no dia 24 de maio.

Canções mais emblemáticas da época dos famosos festivais, como Pra não dizer que não falei das flores e Porta-estandarte, de Geraldo Vandré, Roda viva e A banda, de Chico Buarque, Viola enluarada, de Marcos Valle, entre outras, foram interpretadas por Denise Busca, educadora que atua na Biblioteca da escola e que conjuga em sua formação uma vivência experiente como cantora, e pelo músico Ivan Menezes.

Intercalando as apresentações musicais, o professor de História, Douglas Souza Santos, também parceiro do projeto, proporcionou uma viagem pelo contexto sócio-político do Brasil dos anos 60 e 70, em narrativa que conquistou a todos.

Continuidade

Atividades educativas realizadas fora do espaço formal da sala de aula funcionam como um importante recurso para enriquecer o compartilhamento do conteúdo nas diferentes áreas do conhecimento. Por isso, a ideia do Festival Anos 60 é estender e estimular a participação dos alunos nos horários de intervalo. Assim, de forma individual ou em grupo, os liceístas também poderão se apresentar no palco do auditório Santa Bakhita e socializar com os colegas novas leituras da recente história do país.

“Já existem alunos e professores pesquisando vídeos antigos dos festivais e planejando suas apresentações. Os Festivais do recreio já conquistaram os estudantes, pois se traduzem como ideia que dialoga com o gosto pela música, comum aos jovens, e os múltiplos talentos dos alunos do Liceu, que adoram cantar e interpretar”, comemora a coordenadora pedagógica, Alcielle dos Santos, que atuou com Denise na concepção do projeto.

Festival 02
Denise Busca: educadora da