Fotos: Liceu SantistaUSP 01
Liceístas visitam o Museu do Instituto de Geociências da USP...
Alunos do 3º ano EM
participam do Giro
Cultural da USP

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio subiram a serra para conhecer a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Projeto Giro Cultural. Os liceístas participaram de dois roteiros: Vista Panorâmica, que percorre de ônibus toda a extensão da Cidade Universitária, e o Acervo Científico, com paradas no Museu Oceanográfico e no Museu de Geociências.

Durante o trajeto pelo campus, que soma 4 milhões de metros quadrados, as faculdades, institutos e museus foram apresentados aos estudantes por monitores do projeto, também alunos uspianos que puderam compartilhar suas vivências na universidade.

O Acervo Científico divulga parte da pesquisa científica feita na USP, responsável por quase 30% da produção brasileira na área. No Museu do Instituto de Geociências, que possui um dos acervos mais importantes do Brasil com mais de 45 mil peças, os liceístas puderam observar amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, espeleotemas, meteoritos e uma grande coleção de fósseis.

Oceanografia

Fechando a visita, a parada no Museu do Instituto Oceanográfico ofereceu aos alunos a oportunidade de assistir a uma apresentação na Science on a Sphere, uma esfera de policarbonato cercada por quatro projetores de imagens em alta definição. O equipamento, o primeiro instalado no Hemisfério Sul, mostra fenômenos naturais na Terra, em Marte, no sol e na lua, entre outros.

USP 03
No Museu Oceanográfico,