Fotos: Liceu SantistaPastoral 01
Alunos do Fundamental 2 participam de atividade na Capela Dom Bosco sobre a CF 2016
Caminhada da Pastoral
& Ensino Religioso

Ao longo do primeiro semestre, muitas ações realizadas pelos alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio tiveram inspiração na Pastoral e no Ensino Religioso do Liceu Santista, ambos coordenados pelo professor Sérgio Nogueira Júnior.

Essas atividades buscam, em sua essência, contribuir para a formação de seres humanos integrais, com uma base humana que lhes permitam atuar em sociedade de forma ética e comprometida. Para isso, segundo o coordenador, a fé e a religiosidade precisam permear ações e pensamentos cotidianamente.

Pastoral

Celebração Pascal com a arrecadação de caixas de bombons; coroação de Nossa Senhora com orações diárias e visitas das imagens nas casa das famílias; campanha de doação de alimentos para a instituições atendidas pela escola; festa junina para as crianças da EMEI Mimi Machado; os encontros semanais e voluntários das vovós do projeto Vamos Tricotar, cujas doações são entregues para hospitais e asilos da região; as apresentações, inclusive no Lar Vicentino, do Coral Canta Mais são alguns dos exemplos de ações desenvolvidas pela Pastoral.

As atividades em sala de aula também buscaram expandir o conhecimento dos estudantes, ampliando as possibilidades para o entendimento das questões ligadas à própria vida e ao meio social. Para isso, foram realizados estudos do meio no Orquidário e em uma Estação de Tratamento de Água da Sabesp, inspirados na CF 2016.

Ainda sobre o meio ambiente, uma atividade conjunta de Ensino Religioso e Inglês resultou no projeto "Lixo no lixo", sobre reciclagem de materiais. Os liceístas desenvolveram latas de lixo animadas e cartazes de divulgação na língua inglesa, além de criarem também um robô da reciclagem, o Wall-E.

Congressos

O coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior e as professoras Kátia Rua e Rosemeire Abreu representaram o Liceu Santista no 24º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado em São Paulo, que reuniu centenas de participantes do Paraguai, Honduras, Costa Rica, Colômbia, Peru, Argentina, Venezuela, El Salvador e Brasil.

Também marcaram presença no III Encontro FTD Integra Confessionais, realizado em junho, na capital paulista.

Pastoral 02
Celebração Pascal com alunos