Fotos: Liceu SantistaEmoções 01
Projeto desenvolvido pela psicóloga Flávia Gonzalez busca o bem-estar das crianças...
Projeto "Nossas Emoções"
envolve alunos
do período integral

Por meio das amizades e interações com colegas, a criança aprende a se relacionar com os outros. Aprende que sendo amiga é que se tem amigos. Aprende também a resolver problemas em relacionamentos e a se colocar no lugar da outra pessoa. É com essa premissa que a psicóloga Flávia Gonzalez realiza o projeto "Nossas Emoções" com alunos dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que permanecem no Liceu Santista em período integral.

O intuito do projeto, realizado desde o ano passado, é oferecer às crianças a oportunidade de identificarem e expressarem seus sentimentos, estimulando-os a resolverem os conflitos por meio da negociação e do diálogo.

Histórias, dinâmicas, vivências, jogos, música e pintura propiciam aos alunos se expressarem, perceberem seus limites, suas dificuldades e habilidades.

"Sabemos que muitos são os fatores que influenciam no desenvolvimento da criança, visto que somos produtos de nossas próprias vivências e também daquelas que estabelecemos com os outros", explica a psicóloga Flávia.

Segundo ela, quando as crianças desempenham papéis, tomam para si as perspectivas de outras pessoas. "Quando elas brincam de faz-de-conta juntas, precisam lidar com as visões do mundo imaginário de outras crianças, assim como conversar com elas sobre como os personagens de uma determinada história se sentem, auxiliando no desenvolvimento do entendimento social."

Emoções 02
... por meio de vivências
e gincanas semanais

2016 | Liceu Santista | todos os direitos reservados