Fotos: Liceu Santista03 projeto 01
Fotógrafo e modelo em momento especial no estúdio fotográfico
Alunos do Grupo 2
Integral brincam com
representações sociais

O projeto "Faz de conta que acontece" está proporcionando aos alunos do Grupo 2 Integral momentos de descobertas e de muita diversão. Por meio de representações sociais observadas do mundo adulto, os pequeninos soltam a imaginação e transformam cada brinquedo ou situação em um recurso de aprendizagem.

Cenários coloridos, como a floricultura e o estúdio fotográfico, atividades já realizadas com as crianças, buscam ambientá-las no contexto social e incentivá-las a interagir com o espaço e com os outros alunos. Até novembro, vão acontecer o faz de conta de médico, petshop, pizzaria e festa de aniversário.

Em cada uma das etapas, as crianças participam de uma prática de trabalho coletivo, que inclui roda de conversa sobre o projeto, apreciação de imagens que ilustram a atividade, leitura de livros, confecção de jogos, culinárias entre outros.

Segundo a coordenadora do Período Integral, Marcelly Aide, os jogos simbólicos são a representação corporal do imaginário e, apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. "Na sua imaginação, ela pode modificar sua vontade usando o faz de conta, mas quando expressa corporalmente as atividades, a criança precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real."

A coordenadora lembra ainda que no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, o faz de conta é essencial para a formação pessoal e interpessoal. “A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. ” (RNCEI,1998. p.22).

projeto 03
No faz de conta, o elo
com mundo real…

projeto 04