voltar para capa
 
Reproduçãoprofessor 01

O professor no mundo em mudança

A evolução repentina e por vezes contraditória do nosso tempo suscita desafios educativos que induzem a encontrar respostas adequadas às demandas das jovens gerações.

Afinal, quem são os jovens? Como compreendê-los e educá-los na sociedade contemporânea em que a tecnologia e a globalização afetam as relações humanas?

Essas são questões que se destinam aos educadores que estejam interessados em discutir, descobrir, questionar certezas e dúvidas e que pensem que o diálogo possa ser o caminho. O diálogo nasce do amor, da solidariedade, da confiança, da esperança e por isso só ele comunica, como dois polos que se ligam na busca da realização do mesmo ideal.

"Sempre é mais difícil ancorar um navio no espaço", escreveu a poeta Ana Cristina Cezar. Assim, compete a nós, educadores, apontar aos jovens, com o diálogo, o lugar seguro para aportarem suas frágeis embarcações. Sejamos interlocutores, afáveis, pacientes, preparados, capazes de orientar as melhores energias para a busca da verdade e do sentido da vida.

É tarefa desafiadora repensar a educação sob a ótica da mudança, que aponta para a relação dialógica. "Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo." (Alberto Caeiro)

Por outro lado, é gratificante ter a certeza de que nós, professores, contribuímos para que o Brasil amplie de forma expressiva suas oportunidades de crescimento, prosperidade com justiça social e inserção no mundo globalizado.

Feliz Dia do Professor !


bt

base
2014 | Liceu Santista | todos os direitos reservados