Fotos: Liceu Santistaxadrez 01
Alunos do Período Ampliado posam com seus certificados de participação
Torneio de Xadrez reúne
alunos do período ampliado

Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental que frequentam o período ampliado puderam colocar em prática suas estratégias de jogo durante a realização do Torneio Interno de Xadrez do Liceu Santista, realizado no sábado, 8 de outubro. As partidas foram realizadas no ginásio poliesportivo da escola e os familiares puderam acompanhar todo o andamento dos jogos da arquibancada.

Sob a coordenação da professora Cris Furtado e com o apoio do Clube de Xadrez Santos, os liceístas jogaram de três a quatro partidas cada um, de acordo com a faixa etária, pelo sistema suiço. Todos os estudantes ganharam certificado de participação.

"Para muitos alunos, foi a primeira experiência de participação em um festival de xadrez. Acostumados a jogar com os colegas de turma, eles tiveram a oportunidade de testar suas estratégias com outros jogadores da mesma idade. O resultado foi positivo, pois eles perceberam que é preciso ter concentração e foco na partida para vencer o desafio", explica a professora Cris.

O xadrez funciona como um impulsionador da imaginação, além de contribuir para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Por meio desse jogo de tabuleiro, os alunos são instigados a refletir antes de agir - habilidade de antecipação -, a arcar com as responsabilidades das próprias ações e analisar suas consequências.

xadrez 02
Liceístas competiram com
colegas da mesma faixa etária

xadrez 03