Crescer e Trabsfor

Projeto prepara alunos do
5º ano EF para os desafios
do Fundamental 2

A passagem dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental muitas vezes vem acompanhada de dúvidas, ansiedades e temores. Como são os professores, quantas disciplinas fazem parte do currículo, como é a nova rotina de estudos, como são as avaliações são algumas das questões que eles levantam com a proximidade do término do Fundamental 1.

Com o intuito de prepará-los para essa nova etapa do conhecimento, a psicóloga Flávia Gonzalez e o coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior desenvolveram um projeto baseado no livro Lin e o outro lado do bambuzal, de Lúcia Hiratsuka, que trata de amizade, ritos de passagem e respeito às diferenças.

Além da leitura da história, da apropriação dos personagens e sua transcendência, os liceístas participaram de atividades especiais também para desmistificar o desconhecido. Entre elas, conversar com alunos, professores e coordenador pedagógico do 6º ano.

Cápsula do tempo

Esse processo de transformação, tal qual aquele vivenciado pelos personagens da história, culminou com a produção de uma carta escrita para si mesmo e que só será lida novamente em 2020, quando eles estiverem no 9º ano EF. A ideia é que os alunos tenham a percepção de seu amadurecimento físico e emocional.

crescer 02
As crianças também puderam tirar
dúvidas com quem já está no 6º ano

crescer 03