Fotos: Liceu Santista
formacao 01
Professoras da Ed. Infantil durante encontro sobre ambientes que educam, com Daniela Bogolenta
Professores começam ano letivo
com formação continuada

Os professores da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio deram início ao ano letivo estudando e debatendo a prática pedagógica durante o encontro de formação promovido pelo do Liceu Santista entre os dias 18 e 20 de janeiro.

O evento, que conta com a presença de notórios profissionais de diferentes áreas do conhecimento, tem como objetivo contribuir não apenas para a formação continuada de seus educadores - prática amplamente incentivada pela escola durante todo o ano letivo -, mas também debater as constantes atualizações nos processos de ensinar e de aprender.

Nesta 13ª edição, o encontro tratou de temas como neurociência e mediação da aprendizagem, ambientes que educam, metodologias ativas, plataformas digitais, aprendizagem colaborativa, funcionamento cerebral e intervenções possíveis em relação a defasagens cognitivas e ensino híbrido. Também os professores da escola socializaram experiências pedagógicas com os colegas, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

A equipe do Ensino Bilíngue participou de um momento especial com um representante pedagógico da Oxford, que veio ao Liceu Santista para um treinamento com a utilização de novos recursos pedagógicos focados na leitura e na escrita dos estudantes.

Mediação

Refletir sobre a prática exercida no espaço da sala de aula contribui para a ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. Ao assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, o professor se torna um participante ativo da aprendizagem dos alunos.

E, como mediador, oferece a oportunidade aos estudantes de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.

Leia mais em www.liceusantista.com.br

formacao 02
Prof. Me. Marcelo Clemente:
neurociência e mediação
de aprendizagem

formacao 03
Prof. Dr. Ladislau Dowbor:
análise da conjuntura

formacao 04