Fotos: Liceu Santista
Alunos da Educação Infantil
criam versões dos blocos
de carnaval de Paraitinga

Quem falou que os alunos da Educação Infantil não podem ter um "esquenta" de carnaval? Eles podem, sim. Nesta semana, teve início o projeto inspirado nos blocos populares de São Luiz do Paraitinga, cidade localizada na região do Vale do Paraíba e que mantém a tradição do festival de marchinhas.

A proposta, desenvolvida com as crianças do Grupo 2 ao Grupo 5, é realizada em etapas e busca a interação dos pequeninos em cada fase. Após a audição prévia das marchinhas, uma ambientação surpresa nos espaços comuns da Educação Infantil, uma roda de conversa para explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre o carnaval e uma exposição fotográfica de uma das mais importantes festas populares, um encontro com o "Príncipe do Carnaval", personificado pelo coordenador Sérgio Nogueira, iniciou a etapa mais colorida do projeto: a caixa-surpresa.

A caixa passeou por todas as classes da Educação Infantil. Recheada de acessórios multicoloridos, encheu os olhos das crianças, que experimentaram chapéus, máscaras, leques com plumas, colares, pompons, apitos entre outros. Mais que isso, a caixa também trouxe cartões com alguns dos mais famosos grupos paraitinguenses, como o Bloco da Pipoca, Bloco do Barbosa, Bloco do Misto Quente, Bloco do Lençol, Bloco Juca Teles, Bloco Bicho de Pé e Bloco Espanta Vaca.

Cada turminha pôde escolher o bloco com o qual se desfilará na quinta-feira, 23 de fevereiro. Até lá, o grupo soltará a imaginação para produzir as fantasias, um boneco gigante ou estandarte que identifique o bloco e ensaiar a marchinha. O que será que eles vão apresentar?

carnaval 04
Príncipe do Carnaval, apresenta a
caixa-surpresa para as crianças

carnaval 02