Fotos: Liceu Santista
costao 01
Professoras Sônia e Isabela mostram o ecossistema do costão rochoso aos alunos…
Alunos do Ensino Médio
estudam conteúdos de
Ciências em aula na praia

Os alunos do Ensino Médio participaram de uma aula especial, ministrada no Emissário Submarino e na praia do José Menino, cujo conteúdo englobou conhecimentos de Química, Física e Biologia com as professoras Sonia Brito, Marta Taliani e Isabela Dias, respectivamente.

Os liceístas tiveram a oportunidade de aprender in loco sobre comunidades de algas, animais marinhos que se fixam às rochas, como cracas e ouriços, crustáceos e até peixes, que vivem ou passam boa parte da sua vida no costão rochoso.

Aproveitando o ambiente, os estudantes também aprenderam a identificar tipos de praias (pela altura das ondas, inclinação) e sua idade (pela granulação da areia). O aspecto histórico pontuou a construção do emissário submarino e sua importância para Santos e outras cidades próximas, bem como o plano de saneamento planejado por Saturnino de Brito com a construção dos canais. Brisa do mar, a inversão das camadas de ar quente e frio e a tábua das marés completaram a aula aberta de ciências.

Física

Para contextualizar a aprendizagem de um conteúdo de Física - o cálculo da velocidade média -, os estudantes percorreram a distância entre o costão do emissário submarino e o canal 1. Cada estudante, correndo no seu ritmo, marcou o tempo de corrida. Já em sala de aula, eles fariam os cálculos e as conversões de medidas necessárias.

costao 02
… que conheceram de perto
algumas espécies de moluscos

costao 03