sagarana 01
Alunos do 3º ano EM assistem
à peça "Sagarana" e visitam
exposição sobre Anita Malfatti

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de um estudo do meio literário em São Paulo. Eles assistiram à peça Sagarana, de Guimarães Rosa e que figura entre os livros de leitura obrigatória para a Fuvest 2017, e visitaram a mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, em exposição no MAM.

Encenada pelo Grupo RIA, com adaptação e direção de José Paulo Rosa, Sagarana é um livro composto por nove contos de João Guimarães Rosa, publicado em 1946. O autor combina e recombina habilmente as informações do meio, confundindo lugares e paisagens, mesclando o real, o imaginário e o lendário em sua obra, cujos temas são atrelados À vida rural de Minas Gerais.

A peça que os alunos tiveram a oportunidade de assistir abrange quatro contos que, segundo o diretor José Paulo, resumiria o estilo de Guimarães Rosa. São elas: Conversa de Bois, Sarapalha, Corpo Fechado e A hora e a vez de Augusto Matraga.

Anita Malfatti

A exposição Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna homenageia o centenário da polêmica exposição individual de 1917 da pintora, que à época foi duramente criticada pelo escritor Monteiro Lobato, fato que culminou na Semana de Arte Moderna de 1922.

Fotos: Liceu Santista
sagarana 02
Alunos conhecem
o trabalho de Anita Malfatti …