Fotos: Liceu Santista
fisica 01
Professora Marta Taliani durante demonstração de experimento sobre transferência de calor
9º ano EF participa
de experimentos de Física
inspirados em atividade
da UFRGS

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade sobre transferência de calor que foi inspirada em exercício do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande Sul. Orientados pela professora Marta Taliani, os liceístas estudaram o fluxo de energia através dos corpos em função do tempo.

Na aula, os alunos tinham de verificar, reconhecer e diferenciar os três tipos de transferência de calor: condução, convecção e radiação ou irradiação do calor. Esse processo acontece quando há dois ou mais sistemas em contato, com diferentes temperaturas, e cessa quando esses sistemas adquirem a mesma temperatura, atingindo o equilíbrio térmico.

Na primeira experiência, radiação de calor, colocou-se a mesma quantidade de água em um recipiente branco e em um recipiente preto, posicionados em uma base com uma lâmpada incandescente. Mediu-se a temperatura inicial da água. Em seguida, com a lâmpada acesa, alguns minutos depois a temperatura da água foi medida novamente. Como resultado, a temperatura do recipiente preto foi maior, pois a cor escura absorve calor; a temperatura do recipiente branco foi menor, pois a cor clara reflete calor.

No segundo experimento, convecção de calor, sobre uma lâmpada presa em um suporte colocou-se uma ventoinha. Ao acender a lâmpada, o ar quente subiu e movimentou a lâmina móvel.

Na última experiência, condução do calor, várias bolinhas de metal foram presas com cera de vela (parafina) em uma base de alumínio. Invertida essa base, acende-se uma vela para aquecer a extremidade livre da haste metálica. Com o calor, a cera foi derretendo e soltando as bolinhas.

fisica 02
Experiência que comprova