Acquamundo Boletim Liceu Santista

Fotos: Liceu Santista
acquamundo 01
No Museu de Pesca, as crianças observaram o esqueleto de uma baleia Fin…
Alunos do Grupo 4 fazem
pesquisa no Acquamundo
e no Museu de Pesca

O fundo do mar sempre desperta grande interesse nas crianças. Por isso, não existe forma melhor de trabalhar o tema do que oferecer aos pequeninos a oportunidade de observá-lo por meio de visitas a espaços que ajudem a compreender sua riqueza natural e importância para a manutenção da vida no planeta.

Cada uma das turmas do Grupo 4 da Educação Infantil está trabalhando em uma pesquisa sobre animais marinhos e, por este motivo, os alunos estão visitando museus e aquários da região para investigar de perto o objeto de seus estudos.

Munidos de pranchetas e canetas para anotar e desenhar suas descobertas, as crianças do G4 A foram ao Guarujá para conhecer o Acquamundo e toda a diversidade de formas de vida aquática que ele abriga. Já a turminha do G4 B explorou o acervo do Museu de Pesca de Santos, incluindo a ossada de uma baleia Fin, que encalhou em Peruíbe em 1942. Medindo 23 metros de comprimento e pesando 7 toneladas, o esqueleto completo soma 197 ossos.

Além disso, conheceram diversas espécies como lulas gigantes, peixes do Atlântico Sul, tartarugas-marinhas, pinguins, aves marinhas e o leão-marinho Macaé, taxidermizado, que durante muito tempo encantou os visitantes do Aquário Municipal. O Museu de Pesca abriga ainda uma coleção de conchas, de areias brasileiras, corais e peças de arte caiçara. Na Sala do Barco, os alunos recebem noções básicas de navegação, tendo no chão um mapa de toda a Baixada Santista.

Acquamundo

Com cerca de 3 mil metros quadrados de área, o Acquamundo possui 49 recintos que abrigam cerca de 300 espécies (água doce, salgada, aquaterrários e terrários), preservadas em habitats naturais, como manguezal, costão rochoso, recife de coral, floresta amazônica inundada, pantanal entre outros.

Entre os destaques do local está o tanque Oceano, com 800 mil litros de água salgada, que foi construído para abrigar cardumes e peixes de mar aberto, como os tubarões.

acquamundo 02
… além de diferentes espécies
marinhas, como a raias

acquamundo 03