voltar para capa
 
Foto: Reprodução
texto 01
Páscoa, vida e esperança

Em breve, os cristãos vão comemorar o acontecimento mais extraordinário e mais transformador de toda a história humana: a ressurreição de Cristo. A Páscoa nos recorda que Jesus, morto na cruz, ressuscitou dos mortos no terceiro dia e está vivo para sempre. Ao morrer na cruz por amor, destruiu a morte e, ressuscitando, restituiu a dignidade ao ser humano. Assim, a Páscoa significa passagem da morte para a vida. É a vitória do poder divino sobre o mal.

A boa nova é que Cristo está vivo! A novidade é Cristo ressuscitado. Para o cristão, a novidade é realizar-se como ser novo. É desnudar-se da ilusão do prazer, do poder e da riqueza, grandezas passageiras que não podem garantir a felicidade completa à pessoa humana.

Somos seres vocacionados à transcendência. Em meio às vicissitudes alegres e sofridas, conforta-nos a descoberta do sentido da vida humana à luz do desígnio divino. A "vida nova" nos leva à conversão, isto é, à mudança de comportamento pessoal, à correção das próprias faltas, intensificando o amor, a compreensão e o serviço aos outros.

O compromisso com a construção de um novo tipo de sociedade solidária requer urgente empenho de oração e atuação das comunidades.

1. O drama dos refugiados que, para fugirem da morte e destruição, amontoam-se em frágeis embarcações rumo à "Terra Prometida".

2. A situação de desemprego no país que exige soluções estruturais às quais corrijam as falhas graves do atual sistema socioeconômico.

3. A condição de muitos jovens vítimas da droga, que perdem a saúde, reduzem a vida e, não raro, envolvem-se com a violência e o narcotráfico.

Essas e outras situações aguardam o comprometimento de todos nós para que, na manhã da Páscoa, a humanidade possa encontrar em Cristo vida e esperança.

Feliz Páscoa!


bt

base
2014 | Liceu Santista | todos os direitos reservados