Acquamundo Boletim Liceu Santista

Paróquia de Nossa Senhora da Paz, que recebe refugiados
9º ano EF visita templos
religiosos em São Paulo

Conhecer para respeitar. Foi com esse pensamento que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um roteiro religioso em São Paulo. O grupo visitou a Congregação Israelita Paulista (Judaísmo), a Igreja de Nossa Senhora da Paz (Catolicismo), a Mesquita Central (Islamismo) e o Templo Tzong Kwan (Budismo).

O objetivo do estudo foi proporcionar aos liceístas o contato com diferentes manifestações religiosas, conhecendo peculiaridades e pontos em comum, como o amor a Deus sobre todas as coisas. Durante todo o trajeto, o grupo foi acompanhado pelo guia Laércio Cardoso de Carvalho, pelo coordenador de Pastoral Sérgio Nogueira Júnior, pela professora de Ensino Religioso, Kátia Rua, e pela auxiliar administrativa Danielle Reis.

Nossa Senhora da Paz

A paróquia de Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro da Liberdade, foi fundada em 1940 e ficou conhecida como a igreja dos imigrantes italianos de São Paulo. Ela integra a Missão Paz, uma organização que acolhe imigrantes e refugiados, entendendo suas histórias, respeitando suas identidades e celebrando a interculturalidade no encontro das diversidades. Pessoas vindas de diversos países são recebidas no local. Atualmente acolhe, em sua maioria, imigrantes do Haiti, que têm acesso a alojamento, alimentação, assistência social e psicológica, aulas de português, além de outros serviços.

Mesquita

Mantida pelo Egito, a primeira Mesquita da América Latina está localizada no bairro do Cambuci e foi inaugurada em 1929. O prédio atual, já ampliado, data de 1956. Por respeito aos preceitos da religião muçulmana, os alunos e alunas utilizaram entradas diferentes para chegar ao salão das orações diárias, tiraram seus sapatos e sentaram-se em lados opostos. As meninas cobriram totalmente seus cabelos com um véu.

Budismo

O Templo Tzong Kwan, localizado na Vila Mariana, foi fundado pelo Venerável Mestre Pu Hsien, de Taiwan, em 1993. Seguindo o costume oriental, os alunos tiraram seus sapatos para entrar no salão cerimonial, onde ficam as imagens dos Buddhas e Bodhisattvas. Existem três ensinamentos budistas: um que trata da ética ou moral, um que trata das técnicas de meditação para desenvolver a concentração e um com conteúdo puramente filosófico. Na visita ao templo, os liceístas tiveram a oportunidade de aprender algumas técnicas de meditação, incluindo postura e respiração.

Congregação Israelita

O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Na Congregação Israelita Paulista, fundada em 1936 por um grupo de imigrantes judeus refugiados da Alemanha nazista, os liceístas conheceram o espaço onde são realizadas as três orações diárias e também os simbolismos religiosos, como a Torá, que reúne os cinco primeiros livros da Bíblia; e o candelabro Menorá, com seis lâmpadas iguais e uma diferente, simbolizando o descando no sétimo dia.

religioso 06
Alunos conversam com