Fotos: Liceu Santista
caixas 01
Alunos do G5 receberam e enviaram caixas da natureza para crianças de outras cidades
Alunos da Educação Infantil
participam do projeto Caixas
da Natureza

O que acontece quando crianças do litoral de São Paulo compartilham um pouquinho da natureza que as rodeia com crianças que vivem, por exemplo, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais? Essa foi a experiência partilhada pelos alunos do Grupo 5 da Educação Infantil com crianças de uma escola de Presidente Prudente, de São José dos Campos, de São José do Rio Preto (todos municípios paulistas), de Belo Horizonte (MG), de Curitiba (PR), de Campo Grande (MS) e também de um sítio em Itamonte (MG).

Por meio do projeto Caixa da Natureza, desenvolvido pela instituição Ser criança é natural em parceria com o Instituto Romã - Vivências com a natureza, cada classe reuniu amostras de elementos da natureza local para enviá-los às escolas e grupos informais de crianças que foram selecionados para se corresponderem com a turminha do Liceu Santista.

Os liceístas capricharam na coleta. Nas caixas, preparadas com o auxílio das famílias, havia cucas, folhas, água do mar, areia, conchinhas, galhos, cascas de árvore, sementes e pedrinhas.

Caixa montada, relatos coletivos produzidos... só faltava o envio do material pelo correio. Qual não foi a surpresa das crianças quando um carteiro veio à escola para retirar a Caixa da Natureza. "Neste momento, os alunos aproveitaram para perguntar como seria o trajeto da encomenda até o destinatário, quanto tempo demoraria para a outra escola recebê-la, como eles teriam certeza de que ela foi entregue. Toda a proposta, desde a coleta dos elementos, montagem e envio da caixa até o recebimento do material, foi um momento rico de saberes e experiências", explica a coordenadora da Educação Infantil, Adrianna Nunez.

Exposição

Os liceístas receberam caixas recheadas de itens que revelaram a natureza dos espaços em que vivem esses novos amigos de correspondência. Todo o conteúdo enviado pelas outras escolas e também do sítio mineiro foi observado com muito interesse pelos alunos do G5. Uma infinidade de folhas, flores, frutinhas, bem como cartas escritas pelas crianças, fotos e até um livro ficaram expostos no hall da Educação Infantil.

caixas 03
E também receberam caixas
com elementos da natureza...

caixas 02