Fotos: Liceu Santista
houxo 01
Alunos do Integral se divertem com tintas fosforescentes, inspirados em Houxo Que
Obras de Houxo Que
inspiram alunos do Integral

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 que frequentam o período integral tiveram a oportunidade de conhecer e recriar obras de diferentes artistas plásticos por meio do projeto "Corpo e Arte: Ressignificando os espaços da escola". As crianças já passaram por José Bechara e por Beatriz Milhazes, trazendo formas inusitadas, cores e texturas para alguns ambientes do Liceu Santista. O artista escolhido para fechar o projeto foi Houxo Que e seus trabalhos que mesclam grafite e arte urbana com explosões fosforescentes e multicoloridas.

A dinâmica do projeto busca um encadeamento de descobertas, ou seja, os alunos vão percebendo aos poucos as características dos artistas por meio de outras plataformas e vivências. Até que chegassem efetivamente às obras de Houxo Que, na primeira fase da experiência os alunos ouviram a história "O Leão e a Estrela", de Mariana Zanetti, em um ambiente com luzes especiais, pois as ilustrações do livro brilham no escuro.

Em seguida, eles foram convidados a criar suas próprias ilustrações com tintas neon em ambientes com luminosidade normal - inicialmente no papel e depois nas mãos e antebraços. A surpresa veio quando foi acionada a luz negra: uma explosão fosforescente e multicolorida, que é a caracteristica de Houxo Que.

Pais

Os pais dos alunos do integral do Ensino Fundamental puderam vivenciar uma das etapas do projeto com seus filhos no final do semestre. Além deles, as crianças do curso regular também aproveitaram o espaço preparado para a atividade durante sessões livres na hora do recreio.

houxo 02
A atividade partiu do
papel para o próprio corpo…

houxo 03